Traduzir

Rádio Graciosa


21 junho 2012

EUA “colocam nos Açores tecnologia de ponta”, afirma José Contente


A Graciosa foi a ilha escolhida para a implementação de dois projetos “estruturantes e qualificantes” na área da climatologia, o projeto ARM, para a medição da radiação atmosférica, e o projeto SuperDARN, que comprovam “a grande centralidade atlântica dos Açores face a quadros mundiais de referência ao nível da sociedade do conhecimento e da investigação, e colocam o arquipélago a par daquilo que se faz em todo o mundo em matéria de pesquisa científica”, afirmou  o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos.

José Contente, que falava na cerimónia de apresentação do Projeto MSI – SuperDARN Super (Dual Auroral Radar Network), afirmou que as duas estações representam uma mais-valia no quadro de uma rede mundial que estuda questões da climatologia, “fundamentais para se perceber os modelos climáticos e como eles devem ser aperfeiçoados no futuro”.

A cadeia de radares a construir na ilha Graciosa irá integrar a rede SuperDARN, que inclui 25 radares, instalados nos hemisférios Norte e Sul, e envolve 10 países numa atividade científico/internacional, que dará a oportunidade à comunidade científica de obter uma compreensão aprofundada acerca dos movimentos do plasma na região acima do Atlântico Norte.


O SuperDARN é um projeto promovido pela Fundação Nacional para a Ciência dos E.U.A., com a colaboração do Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, e da autarquia de Sta. Cruz da Graciosa, sob a coordenação da Universidade de Dartmouth. Envolve ainda o Centro do Clima, Meteorologia e Mudanças Globais da Universidade dos Açores, do Instituto Politécnico e Universidade Estadual da Virgínia, da Universidade do Alaska e do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins.



Twitter Facebook Favorites More