Traduzir

Rádio Graciosa


28 fevereiro 2012

Turismo de mergulho na Região regista crescimento acelerado


As actividades relacionadas com o turismo de mergulho na Região estão a registar um aumento da procura, sobretudo, por operadores estrangeiros.



As potencialidades dos Açores nesse tipo de nicho de mercado foram promovidas, recentemente, pela Associação Regional de Turismo (ART) em feiras especializadas que tiveram lugar em Paris (França) e Dusseldorf (Alemanha).

A participação açoriana na feira de Dusseldorf foi destacada pela principal revista de mergulho alemã que considerou que o arquipélago é um dos destinos "número um" para essa vertente turística.

O director executivo da ART, José Toste, considera que o balanço da presença açoriana nas duas feiras foi "muito positivo sobretudo na de Dusseldorf que é a maior da Europa".

José Toste referiu que apesar de não haver dados concretos, os indicadores vão no sentido de turismo de mergulho nos Açores estar a registar um crescimento acelerado.

"As empresas de mergulho asseguram que estão a ter mais procura para a realização de atividades que desenvolvem na sequência da sua participação em feiras especializadas onde mantiveram contatos com operadores", refere.

Existem na Região cerca de duas dezenas de empresas que desenvolvem atividades nas diferentes modalidades relacionadas com o mergulho, estando referenciados em todo arquipélago cerca de meia centena de locais com potencialidades para essa atividade.

A oferta da Região inclui o mergulho técnico, observação de fauna e flora, arqueologia subaquática e fotografia.

De acordo com José Toste, trata-se de um nicho de mercado onde os turistas possuem "algum poder de compra" e que é menos afectado em situações de crise como a actual.



Fonte: Diário Insular

Twitter Facebook Favorites More